terça-feira, 18 de março de 2014

Pautas e Atas de Aulas de S. Informação e Inteligência para C. dos Alimentos:
Prof. Gabriel



·     Telefones:
      - Tim: 019 - 98156-0745
      - Oi: 019 - 98862-7438
      - Vivo: 019- 99663-0402
·     Secretária - Mayara: 3429-4144 R. 227

·                     Blog: Inteligencia-Alim-ESALQ.blogspot.com.br






Horários de Consultas:
·     Segundas: 13-14h
·     Quintas   15-16h
·     Sábados: 10-15h
·     Domingos: 15-17h
·     HC_Gabriel em Skype ou gasarrie3W@gmail.com ou Lab. A      (Pré agendando). Skype e Gmail videoconferência.






Aula I - Dia 19/2
Pauta:
·     Estrutura da Inteligência Organizacional e Denominação dos Sistemas de Informação;
·     Tomada de decisão em Inteligência Organizacional:
§ Elaboração de Banco de Dados;
§ Aplicar macro analítica: Teste “T” de Student;
§ Ferramenta mais utilizada em inteligência;
§ Muito útil para vida acadêmica e profissional;
§ Noção de Teste de Hipótese, sempre se trabalha com hipóteses em inteligência;
§ Tomada de decisão probabilística:
·     Margem de Erro (%);
·     Margem de Confiança (%).
§ Comparação de 2 situações (se mais do que duas situações  èANOVA. Temos que sair do Excel e ir para SAS, R, ACTION ou SPSS);
§ Duas situações: comparação do teor de Na (OH) em dois sucos de frutas da Ades;
§ Pensar que estamos em linha de produção e devemos falar se a concentração é igual o diferente, maior ou menor, num suco em relação ao outro.
·     Tarefas (Dead line 11/3/2014), cada tarefa deverá gerar um arquivo que deve estar no e-mail de cada um dos alunos, a tarefa é individual:
§ Elaborar uma apresentação com 4 slides sobre inteligência organizacional (antecipativa, competitiva, colaborativa, coletiva, etc.)
§ Criar um banco de dados na área de ciência dos alimentos e aplicar a macro do Excel para a ferramenta da inteligência organizacional: Teste T de Student, como fizemos na aula prática. Definir as hipóteses envolvidas e a margem de erro/confiança para se rejeitar Ho.


Aula II - 25/2/2014
·     Pratica:
o Consolidar Teste T de Student:
§ Redação de relatório;
§ Comparação pesquisa (TCC, Tese, etc.) e Gestão (Sumario Executivo).
·     Teórica:
o Ajudar a elaborar apresentação da Aula I:
§ Elaborar uma apresentação com 4 slides sobre inteligência organizacional (antecipativa, competitiva, colaborativa, coletiva, etc.)

      Modelos de Relatórios para  a Ferramenta mais Frequentemente Utilizada em Inteligência e Gestão Organizacional e Uma das Mais Utilizadas em Pesquisa– Teste T de Student:
Situação a) Existe informação previa confiável: por exemplo um paper cientifico ou um relatório do supervisor da linha de produção, atestando que há  uma tendência de existir maior concentração de Na OH no suco de maça. Assim optamos por utilizar uma hipótese alternativa unilateral ou uni caudal.
Pesquisa: Resultados e Discussão da Situação a):
Tabela 1 – Resultados do Teste T de Student
Os resultados da Tabela 1 (Medias e Testes), indicam que existe evidencia probabilística para se rejeitar a hipótese de nulidade, assim o suco de maça apresenta maior concentração de Na OH do que o suco de uva, com uma margem de confiança de 95,42% (p < 0,046).
Gestão: Sumario Executivo da Situação a):
O suco de maça (  9,2 ± 1,3)
 apresenta maior quantidade de Na OH do que o suco de uva (media= 7,5) com 95,4 % de confiança.

Situação b) Não existe informação previa confiável: por exemplo, não existe um paper cientifico ou um relatório do supervisor da linha de produção, atestando que há  uma tendência de existir maior concentração de Na OH no suco de maça. Assim optamos por utilizar uma hipótese alternativa bilateral.
Pesquisa: Resultados e Discussão da Situação b):
Tabela 1 – Resultados do Teste T de Student
Os resultados da Tabela 1, indicam que não existe evidencia probabilística suficiente para se rejeitar a hipótese de nulidade, assim o suco de maça apresenta estatisticamente a mesma concentração de Na OH  que o suco de uva (p < 0,091).
Gestão Empresarial: Sumario Executivo da Situação b):
O suco de maça não difere estatisticamente do suco de uva em termos de Na OH ( margem de erro 9,1%), ainda que as medias sejam diferentes matematicamente, 9,2 para maça e 7,5 para uva.
     







Aula III – 11/3/2014

- Work Shop de tarefas 1 e 2;
·     Cobramos semana que vem? Não, 25/3.
·     Dificuldades.

-  Bancos de dados conceito:
      - IMC – Tabela Dinâmica (Pivot Table)

Aula IV – 18/3/2014
- Tirar duvidas de Teste T Dead Line 8/4/2014;
- Publicar Blog;
- ANOVA – SAS;
- Duvidas de Pivot Tables;
- Apresentar SMG e SMC;

Resultados e Discussão do Exemplo da Mayara

Não existe informação previa confiável: por exemplo um paper cientifico, atestando que há  uma tendência de existir maior concentração de sódio na água sem gás em relação a água com gás. Assim optamos por utilizar uma hipótese alternativa bilateral. A margem de confiança para se rejeitar a hipótese de nulidade (igualdade) foi menor do que 95% (39,52%, p<0,6048), assim não existem argumentos para rejeitar a hipótese de nulidade. As médias aritméticas obtidas foram água sem gás 8,28 mg/L e com gás 11.35 mg/L.

Aula V – 25/3/2014
- Dos 3 sucos de uva qual você daria para sua família (Chia);
- Cobrar apresentação de Inteligência Organizacional – 2 pessoas (números aleatórios em Excel);
- Semana que vem Teste T de Student, a ferramenta mais utilizada em inteligência organizacional, gestão e pesquisa – Dead Line: 1/4/2014:
     - Agora tirarmos todas as dúvidas
     - Voluntários para apresentar Teste T?
     - Fim da aula.

Aula VI – 1/4/2014
- Discutir parte probabilística de Teste T;
- Colocar no  blog livro eletrônico Indução Estatística;
- Gabriela Nascimento mostrara o blog;
- Retomar Tabelas Dinâmicas:
     - Dar replay em exemplo
     - Ver se tem algum voluntário
     - Tirar duvidas;

Aula VII – 8/4/2014
o Dead Line Teste T;
o SAS – ANOVA: Refazer (Arquivo em Blog no Word);
o Colocar no  blog livro eletrônico: Indução Estatística;
o Gabriela Nascimento mostrara o blog:
·     Iniciar a Elaboração de Blogs;
·    Colocar no seu blog os itens:
§ Nome completo
§ No. USP
§ Área dentro da Ciência dos Alimentos na qual gostaria de trabalhar
§ Escrever mínimo 10 linhas sobre a ISO 22.000;
§ Definir e exemplificar eficácia e eficiência;
§ Dead Line: 22/4/2014
§ exercício 3 – DL 22/4
o  O grupo de elaboração de blog apresentou a apresentará novamente na próxima aula (problemas com o site Google)

Anexos do Teste ANOVA na Linguagem SAS:
Programa SAS:
data Teste;
input suco $ NaOH;
cards;
Maca    8
Maca    11
Maca    10
Maca    8
Maca    9
Uva 8
Uva 6
Uva 7
Uva 9
Laranja 5
Laranja 4
Laranja 5
Manga   2
Manga   1
Manga   1
;
proc ANOVA;
class suco;
model NaOH=suco;
means suco/ tukey lines;
run;
Relatório de ANOVA (SAS):
Resultados e Discussão
O quadro de análise da variância mostra que existem diferenças entre o teor de Na OH dos sucos analisados, com mais do que 99% de confiança (ou menos de 1% de erro).
O suco que apresentou maior teor de Na OH foi o de maça (9,2 mg/kg) que não diferiu significativamente (pelo Teste de Comparações Múltiplas de Tukey ao nível de 95% de confiança) do suco de uva (7,5 mg/kg). Esses dois sucos diferiram estatisticamente dos sucos de laranja e manga que apresentaram as menores medias aritmética de Na OH.
Por sua vez os suco de laranja apresentou uma média aritmética superior estatisticamente (4,7mg/kg) que o suco de manga (1,3 mg/kg).

Aula VIII – 22/4/2014
o  Tirar dúvidas do SAS e iniciar trabalho individual em SAS;

Aula IX – 29/4/2014
o Tirar dúvidas do SAS e iniciar trabalho individual em SAS: Prioridade máxima.
o Replay de Elaboração de Blog;

Aula X – 6/5/2014
o Aula que vem cobro exercícios vencidos;
o Carregador de notebook esta na secretaria;
o Retomar Tabelas Dinâmicas:
     - Dar replay em exemplo
     - Ver se tem algum voluntário
     - Tirar dúvidas.
o  Não vou cobrar SAS em prova, sim em exercício;
o Exercícios ate o momento:
§ Tarefas (Dead line 11/3/2014), cada tarefa deverá gerar um arquivo que deve estar no e-mail de cada um dos alunos, a tarefa é individual:
§ Elaborar uma apresentação com 4 slides sobre inteligência organizacional (antecipativa, competitiva, colaborativa, coletiva, etc.) Exercício 1 – DL 11/3
§ Criar um banco de dados na área de ciência dos alimentos e aplicar a macro do Excel para a ferramenta da inteligência organizacional: Teste T de Student, como fizemos na aula prática. Definir as hipóteses envolvidas e a margem de erro/confiança para se rejeitar Ho. Exercício 2 – DL 8/4. Semana que vem Teste T de Student, a ferramenta mais utilizada em inteligência organizacional, gestão e pesquisa – Dead Line: 1/4/2014;
§ Colocar no seu blog os itens:
§ Nome completo
§ No. USP
§ Área dentro da Ciência dos Alimentos na qual gostaria de trabalhar
§ Escrever mínimo 10 linhas sobre a ISO 22.000;
§ Definir e exemplificar eficácia e eficiência;
§ Dead Line: 22/4/2014
§ Exercício 3 – DL 22/4
§ Exercício 4 – Exemplo de ANOVA em SAS DL: 27/5
§ Exercício 5 – Tabelas dinâmicas e Gráficos Dinâmicos DL: 27/5
§     Prova: 10/6;


Aula XI – 13/5/2014
- Hoje tirarmos todas as duvidas dos exercícios para cobrarmos na próxima semana, são 3 exercícios vencidos;
- Também tiramos duvidas dos dois últimos, a serem cobrados 27/5?
- Filme recomendado por Matthieu
    Forks Over Knives português no youtube
- Exemplo de Matias sobre Teste T:
Reg.
Couves
Cálcio (mg/kg)
1
Galega
26,93
2
Galega
32,81
3
Galega
27,56
4
Galega
24,99
5
Galega
27,08
6
Bruxelas
35,07
7
Bruxelas
30,82
8
Bruxelas
29,67
9
Bruxelas
28,44
10
Bruxelas
25,9
Análise:
Teste-t: duas amostras presumindo variâncias diferentes

Variável 1
Variável 2
Média
27,87
30
Variância
8,57543
11,43195
Observações
5
5
Hipótese da diferença de média
0
Gl
8
Stat t
-1,052805775
P(T<=t) uni-caudal
0,161593717
t crítico uni-caudal
1,859548038
P(T<=t) bi-caudal
0,323187433
t crítico bi-caudal
2,306004135


Não rejeita Ho porque o valor foi menor que 95%
Isso significa que a couve Galega e a Bruxelas têm igual quantidade de Ca
Margem de erro (%)
Confiança
16,2
83,8
Margem de erro (%)
Confiança
32,3
67,7

Ho: Nível de Ca da Galega  = Nível de Ca da Bruxelas
H1: Nível de Ca da Galega  ≠    Nível de Ca da Bruxelas



Aula XII – 20/5/2014
- Discutir resultado de Matias, está no blog – interpretação errada, é muito importante, tomada de decisão probabilística = melhor informação em ciência, inteligência, gestão e certificação (Ex. ISO 22.000 ou 17.025);
- Tatiane apresenta teste T (dívida antiga)
- Cobrar 3 exercícios vencidos, aleatoriamente;
- Tirar duvidas dos que estão para vencer na próxima semana.
- Rever agenda próximas aulas, prova 10/6, dois últimos exercícios para 27/5, etc.

- O Gabriel modificou o exemplo do Matias, somou 10 mg de Ca em cada amostra de Couve Bruxelas:
Couves
Cálcio (mg/kg)
1
Galega
26,93
2
Galega
32,81
3
Galega
27,56
4
Galega
24,99
5
Galega
27,08
6
Bruxelas
45,07
7
Bruxelas
40,82
8
Bruxelas
39,67
9
Bruxelas
38,44
10
Bruxelas
35,9

Resultado:


Variável 1
Variável 2
Média
27,874
39,98
Variância
8,57543
11,43195
Observações
5
5
Hipótese da diferença de média
0
Gl
8
Stat t
-6,0518835
P(T<=t) uni-caudal
0,00015264
Margem de erro
t crítico uni-caudal
1,85954804
0,015
P(T<=t) bi-caudal
0,00030528
Margem de erro
t crítico bi-caudal
2,30600414

0,0305277
%
As variedades são diferentes no nível de Ca
    sendo a Variedade Bruxelas tem  mais Ca que a Galega.

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Arquivos para Download
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1)Teste T – Sucos de Frutas
Teste T Sucos

2) Pivot Tables – IMC – Índice de Massa 
Corporal
Pivot - IMC


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