Pautas e Atas de
Aulas de S. Informação e Inteligência para C. dos Alimentos:
Prof.
Gabriel
·
Telefones:
- Tim:
019 - 98156-0745
- Oi: 019
- 98862-7438
- Vivo:
019- 99663-0402
·
Secretária - Mayara: 3429-4144 R. 227
·
Blog: Inteligencia-Alim-ESALQ.blogspot.com.br
Horários
de Consultas:
·
Segundas: 13-14h
·
Quintas 15-16h
·
Sábados: 10-15h
·
Domingos: 15-17h
·
HC_Gabriel em Skype ou gasarrie3W@gmail.com
ou Lab. A (Pré agendando). Skype e
Gmail videoconferência.
Aula I - Dia 19/2
Pauta:
·
Estrutura da
Inteligência Organizacional e Denominação dos Sistemas de Informação;
·
Tomada de
decisão em Inteligência Organizacional:
§ Elaboração de Banco de Dados;
§ Aplicar macro analítica: Teste “T” de Student;
§ Ferramenta mais utilizada em inteligência;
§ Muito útil para vida acadêmica e profissional;
§ Noção de Teste de Hipótese, sempre se trabalha com
hipóteses em inteligência;
§ Tomada de decisão probabilística:
· Margem de Erro (%);
· Margem de Confiança (%).
§ Comparação de 2 situações (se mais do que duas
situações èANOVA. Temos que sair do Excel e ir para SAS, R,
ACTION ou SPSS);
§ Duas situações: comparação do teor de Na (OH) em dois
sucos de frutas da Ades;
§ Pensar que estamos em linha de produção e devemos
falar se a concentração é igual o diferente, maior ou menor, num suco em
relação ao outro.
·
Tarefas (Dead line 11/3/2014), cada tarefa deverá gerar um
arquivo que deve estar no e-mail de cada um dos alunos, a tarefa é individual:
§ Elaborar uma apresentação
com 4 slides sobre inteligência organizacional (antecipativa, competitiva,
colaborativa, coletiva, etc.)
§ Criar um banco de
dados na área de ciência dos alimentos e aplicar a macro do Excel para a
ferramenta da inteligência organizacional: Teste T de Student, como fizemos na
aula prática. Definir as hipóteses envolvidas e a margem de erro/confiança para
se rejeitar Ho.
Aula II -
25/2/2014
· Pratica:
o
Consolidar Teste
T de Student:
§ Redação de relatório;
§ Comparação pesquisa (TCC, Tese, etc.) e Gestão
(Sumario Executivo).
· Teórica:
o
Ajudar a
elaborar apresentação da Aula I:
§ Elaborar uma apresentação com 4 slides sobre
inteligência organizacional (antecipativa, competitiva, colaborativa, coletiva,
etc.)
Modelos de Relatórios
para a Ferramenta mais Frequentemente
Utilizada em Inteligência e Gestão Organizacional e Uma das Mais Utilizadas em
Pesquisa– Teste T de Student:
Situação a) Existe informação previa confiável: por exemplo um paper cientifico
ou um relatório do supervisor da linha de produção, atestando que há uma tendência de existir maior concentração
de Na OH no suco de maça. Assim optamos por utilizar uma hipótese alternativa
unilateral ou uni caudal.
Pesquisa: Resultados e Discussão da Situação a):
Tabela
1 – Resultados do Teste T de Student
Os resultados da Tabela 1 (Medias e Testes),
indicam que existe evidencia probabilística para se rejeitar a hipótese de
nulidade, assim o suco de maça apresenta maior concentração de Na OH do que o
suco de uva, com uma margem de confiança de 95,42% (p < 0,046).
Gestão: Sumario Executivo da Situação a):
O suco de maça ( 9,2 ± 1,3)
apresenta
maior quantidade de Na OH do que o suco de uva (media= 7,5) com 95,4 % de
confiança.
Situação b) Não existe informação previa
confiável: por exemplo, não existe um paper cientifico ou um relatório do
supervisor da linha de produção, atestando que há uma tendência de existir maior concentração
de Na OH no suco de maça. Assim optamos por utilizar uma hipótese alternativa bilateral.
Pesquisa: Resultados e Discussão da Situação b):
Tabela
1 – Resultados do Teste T de Student
Os resultados da Tabela 1, indicam que não
existe evidencia probabilística suficiente para se rejeitar a hipótese de
nulidade, assim o suco de maça apresenta estatisticamente a mesma concentração
de Na OH que o suco de uva (p <
0,091).
Gestão Empresarial:
Sumario Executivo da Situação b):
O suco de maça não difere estatisticamente do
suco de uva em termos de Na OH ( margem de erro 9,1%), ainda que as medias
sejam diferentes matematicamente, 9,2 para maça e 7,5 para uva.
Aula III – 11/3/2014
- Work Shop de tarefas 1 e
2;
·
Cobramos semana
que vem? Não, 25/3.
·
Dificuldades.
- Bancos de dados conceito:
- IMC – Tabela Dinâmica (Pivot Table)
Aula IV –
18/3/2014
-
Tirar duvidas de Teste T Dead Line 8/4/2014;
-
Publicar Blog;
-
ANOVA – SAS;
-
Duvidas de Pivot Tables;
-
Apresentar SMG e SMC;
Resultados e
Discussão do Exemplo da Mayara
Não existe informação
previa confiável: por exemplo um paper cientifico, atestando que há uma tendência de existir maior concentração
de sódio na água sem gás em relação a água com gás. Assim optamos por utilizar
uma hipótese alternativa bilateral.
A margem de confiança para se rejeitar a hipótese de nulidade (igualdade) foi
menor do que 95% (39,52%, p<0,6048), assim não existem argumentos para
rejeitar a hipótese de nulidade. As médias aritméticas obtidas foram água sem
gás 8,28 mg/L e com gás 11.35 mg/L.
Aula V –
25/3/2014
- Dos
3 sucos de uva qual você daria para sua família (Chia);
-
Cobrar apresentação de Inteligência Organizacional – 2 pessoas (números aleatórios
em Excel);
-
Semana que vem Teste T de Student, a ferramenta mais utilizada em inteligência
organizacional, gestão e pesquisa – Dead Line:
1/4/2014:
- Agora tirarmos todas as dúvidas
- Voluntários para apresentar
Teste T?
- Fim da aula.
Aula VI –
1/4/2014
- Discutir parte probabilística de Teste T;
- Colocar no blog livro eletrônico
Indução Estatística;
- Gabriela Nascimento mostrara o blog;
- Retomar Tabelas Dinâmicas:
- Dar replay em exemplo
- Ver se tem algum voluntário
- Tirar duvidas;
Aula VII –
8/4/2014
o Dead Line Teste
T;
o SAS – ANOVA:
Refazer (Arquivo em Blog no Word);
o Colocar no blog livro eletrônico: Indução Estatística;
o Gabriela
Nascimento mostrara o blog:
·
Iniciar a Elaboração de Blogs;
· Colocar no seu
blog os itens:
§ Nome completo
§ No. USP
§ Área dentro da
Ciência dos Alimentos na qual gostaria de trabalhar
§ Escrever mínimo 10 linhas sobre a ISO 22.000;
§ Definir e exemplificar eficácia e eficiência;
§ Dead Line: 22/4/2014
§ exercício 3 – DL 22/4
o O grupo de elaboração de blog apresentou a
apresentará novamente na próxima aula (problemas com o site Google)
Anexos do Teste ANOVA na Linguagem SAS:
Programa SAS:
data Teste;
input suco $ NaOH;
cards;
Maca 8
Maca 11
Maca 10
Maca 8
Maca 9
Uva 8
Uva 6
Uva 7
Uva 9
Laranja 5
Laranja 4
Laranja 5
Manga 2
Manga 1
Manga 1
;
proc ANOVA;
class suco;
model NaOH=suco;
means suco/ tukey lines;
run;
Relatório de ANOVA (SAS):
Resultados e
Discussão
O quadro de
análise da variância mostra que existem diferenças entre o teor de Na OH dos
sucos analisados, com mais do que 99% de confiança (ou menos de 1% de erro).
O suco que
apresentou maior teor de Na OH foi o de maça (9,2 mg/kg) que não diferiu
significativamente (pelo Teste de Comparações Múltiplas de Tukey ao nível de
95% de confiança) do suco de uva (7,5 mg/kg). Esses dois sucos diferiram
estatisticamente dos sucos de laranja e manga que apresentaram as menores
medias aritmética de Na OH.
Por sua vez
os suco de laranja apresentou uma média aritmética superior estatisticamente
(4,7mg/kg) que o suco de manga (1,3 mg/kg).
Aula VIII –
22/4/2014
o Tirar dúvidas
do SAS e iniciar trabalho individual em SAS;
Aula IX –
29/4/2014
o Tirar dúvidas do SAS e iniciar trabalho individual em
SAS: Prioridade máxima.
o Replay de Elaboração de Blog;
Aula X –
6/5/2014
o Aula que vem
cobro exercícios vencidos;
o Carregador de
notebook esta na secretaria;
o Retomar Tabelas
Dinâmicas:
- Dar replay em exemplo
- Ver se tem algum voluntário
- Tirar dúvidas.
o Não vou cobrar SAS em prova, sim em exercício;
o Exercícios ate o momento:
§ Tarefas (Dead line
11/3/2014), cada tarefa deverá gerar um arquivo que deve estar no e-mail de
cada um dos alunos, a tarefa é individual:
§ Elaborar uma apresentação
com 4 slides sobre inteligência organizacional (antecipativa, competitiva,
colaborativa, coletiva, etc.) Exercício 1 – DL 11/3
§ Criar um banco de
dados na área de ciência dos alimentos e aplicar a macro do Excel para a
ferramenta da inteligência organizacional: Teste T de Student, como fizemos na
aula prática. Definir as hipóteses envolvidas e a margem de erro/confiança para
se rejeitar Ho. Exercício
2 – DL 8/4. Semana que vem Teste T de Student, a ferramenta mais utilizada em
inteligência organizacional, gestão e pesquisa – Dead
Line: 1/4/2014;
§ Colocar no seu
blog os itens:
§ Nome completo
§ No. USP
§ Área dentro da Ciência
dos Alimentos na qual gostaria de trabalhar
§ Escrever mínimo 10 linhas sobre a ISO 22.000;
§ Definir e exemplificar eficácia e eficiência;
§ Dead Line: 22/4/2014
§ Exercício 3 – DL 22/4
§ Exercício 4 – Exemplo de ANOVA em SAS DL:
27/5
§
Exercício
5 – Tabelas dinâmicas e Gráficos Dinâmicos DL: 27/5
§ Prova: 10/6;
Aula XI –
13/5/2014
- Hoje tirarmos
todas as duvidas dos exercícios para cobrarmos na próxima semana, são 3
exercícios vencidos;
-
Também tiramos duvidas dos dois últimos, a serem cobrados 27/5?
- Filme
recomendado por Matthieu
Forks Over Knives português no youtube
- Exemplo de
Matias sobre Teste T:
Reg.
|
Couves
|
Cálcio (mg/kg)
|
1
|
Galega
|
26,93
|
2
|
Galega
|
32,81
|
3
|
Galega
|
27,56
|
4
|
Galega
|
24,99
|
5
|
Galega
|
27,08
|
6
|
Bruxelas
|
35,07
|
7
|
Bruxelas
|
30,82
|
8
|
Bruxelas
|
29,67
|
9
|
Bruxelas
|
28,44
|
10
|
Bruxelas
|
25,9
|
Análise:
Teste-t: duas amostras presumindo variâncias diferentes
|
||
|
Variável 1
|
Variável 2
|
Média
|
27,87
|
30
|
Variância
|
8,57543
|
11,43195
|
Observações
|
5
|
5
|
Hipótese da diferença de média
|
0
|
|
Gl
|
8
|
|
Stat t
|
-1,052805775
|
|
P(T<=t)
uni-caudal
|
0,161593717
|
|
t crítico uni-caudal
|
1,859548038
|
|
P(T<=t)
bi-caudal
|
0,323187433
|
|
t crítico bi-caudal
|
2,306004135
|
|
Não rejeita Ho porque o valor foi menor que 95%
|
|||||||||
Isso significa que a
couve Galega e a Bruxelas têm igual quantidade de Ca
|
|||||||||
Margem de erro (%)
|
Confiança
|
||||||||
16,2
|
83,8
|
||||||||
Margem de erro (%)
|
Confiança
|
||||||||
32,3
|
67,7
|
||||||||
Ho: Nível de Ca da Galega = Nível de Ca da Bruxelas
H1: Nível de Ca
da Galega ≠ Nível
de Ca da Bruxelas
Aula XII – 20/5/2014
- Discutir
resultado de Matias, está no blog – interpretação errada, é muito importante,
tomada de decisão probabilística = melhor informação
em ciência, inteligência, gestão e certificação (Ex. ISO 22.000 ou 17.025);
- Tatiane
apresenta teste T (dívida antiga)
-
Cobrar 3 exercícios vencidos, aleatoriamente;
-
Tirar duvidas dos que estão para vencer na próxima semana.
- Rever agenda próximas aulas, prova 10/6, dois últimos exercícios para 27/5, etc.
- O Gabriel
modificou o exemplo do Matias, somou 10 mg de Ca em cada amostra de Couve
Bruxelas:
Couves
|
Cálcio (mg/kg)
|
|
1
|
Galega
|
26,93
|
2
|
Galega
|
32,81
|
3
|
Galega
|
27,56
|
4
|
Galega
|
24,99
|
5
|
Galega
|
27,08
|
6
|
Bruxelas
|
45,07
|
7
|
Bruxelas
|
40,82
|
8
|
Bruxelas
|
39,67
|
9
|
Bruxelas
|
38,44
|
10
|
Bruxelas
|
35,9
|
Resultado:
|
Variável 1
|
Variável 2
|
||
Média
|
27,874
|
39,98
|
||
Variância
|
8,57543
|
11,43195
|
||
Observações
|
5
|
5
|
||
Hipótese da diferença de média
|
0
|
|||
Gl
|
8
|
|||
Stat t
|
-6,0518835
|
|||
P(T<=t)
uni-caudal
|
0,00015264
|
Margem de erro
|
||
t crítico uni-caudal
|
1,85954804
|
0,015
|
||
P(T<=t)
bi-caudal
|
0,00030528
|
Margem de erro
|
||
t crítico bi-caudal
|
2,30600414
|
|
0,0305277
|
%
|
As variedades são diferentes no nível de Ca
|
||||
sendo a
Variedade Bruxelas tem mais Ca que a
Galega.
|
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Arquivos para Download
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