Oi Gente, muito bem vindos!!!
Disciplina LCE 134:
Sistemas de Informação, Banco de Dados e
Inteligência para Ciências dos Alimentos
Sequência da Primeira Aula:
- A - Eu sou o Gabriel, responsável pela disciplina. O blog da disciplina é:
http://inteligencia-alim-esalq.blogspot.com.br
email Gabriel: gasarrie@usp.br
Whatsapp: 988-627-438
e-mail Danilo: danilo.estat@gmail.com
Assunto colocar a palavra "monitoria"
Pesquisador de Aprendizagem: Pierluiggi Piazzi
- B – Tem alguma pessoa de algum outro curso da ESALQ?
- C – Quem conhece programação de computadores ou bancos de dados
[ As 20:20 iniciamos uma dinâmica pratica, seguimos conversando um pouco em cada aula ]
Análise de Regressão
- D - Apresentação mais ampla do Gabriel:
Análise de Regressão
Vamos analisar conjuntos de dados para exemplificar como fazer e interpretar uma analise de regressão.
A analise de regressão é utilizada para estimar a relação estatística entre duas variáveis, a variável no Eixo X é denominada variável independente, considerada “a causa”, a variável do Eixo Y é denominada variável dependente ou variável “resposta”.
Exemplo 1
Trata-se de um conjunto de dados que contem, para a Variável X: Investimento em Propaganda de Uma Rede de Supermercados. A variável Y: Vendas Após Veiculação da Propaganda.
Conjunto de Dados a Ser Analisado (digitar esses dados em Excel):
X : Investimento em Propaganda
Y: Resultado em Vendas
X
|
Y
|
30
|
430
|
21
|
335
|
35
|
520
|
42
|
490
|
37
|
470
|
2
|
210
|
8
|
195
|
17
|
270
|
35
|
400
|
25
|
480
|
Veja o vídeo, anexado em seguida, explicando como realizar a analise no Excel.
Vídeo que explica como fazer analise de regressão. Fazer download do arquivo padrao FLV:
O resultado gráfico mostra uma tendência crescente da reta de regressão, indicando que quando aumenta o investimento em propaganda também aumenta o resultado em vendas.
Analiticamente podemos observar que a qualidade de ajuste da reta foi muito boa R² = 0,8251, Coeficiente de Determinação (0-0,2 Muito Ruim; 0,2 – 0,4 Ruim; 0,4 – 0,6 Regular; 0,6-0,8 Boa; 0,8-1 Muito boa, critério montado utilizando Escala de Likert).
A equação da reta de regressão estimada foi:
y = 8,3023x + 170,78
assim vemos que o Coeficiente Linear foi 170,78; como a s unidades do gráfico são Reais * 1000, podemos concluir que o que seria vendido com X=0, ou seja sem propaganda seria Y=170.780 R$.
O coeficiente de regressão foi 8,30, o que indica que para cada unidade de aumento na propaganda temos um aumento de 8,3 R$ em vendas, ou que para cada 1000 R$ investidos em propaganda temos 8.300 R$ a mais em vendas.
Mandar para o e-mail da disciplina:
informa.c.alim.esalq@gmail.com
Exercício 1
Criar um exemplo para medir relação causa – efeito, análogo ao apresentado em sala de aulas, utilizando Excel. Tem que ser elaborado um exemplo para cada aluno.
Dead Line: 22/3/2017..Mandar para o e-mail da disciplina:
informa.c.alim.esalq@gmail.com
- D - Apresentação mais ampla do Gabriel:
- D1 - Trabalhos 3 slides ( trabalhos na área da disciplina)
- D2 - Foco próximos ano em produção, industrialização, inteligência, GQT, CIQ, exportação e qualidade de
alimentos. Um pouco de mineração e ambiência.
- D3 - Prof. LCE 25 anos ( Gestão, Certificação, Inteligência (BI, antesipativa, competitiva, colaborativa, coletiva, etc.), Computação, Estatística para Gestão e Pesquisa - mais Estatística Robusta (Responsável no LAE/ESALQ), pesquisa na área de produção, análise e industrialização de alimentos, elaborando Material de Referencia Certificado, área de Metrologia, para vários alimentos: arroz, feijão, carne , tomate, soja, etc. Foram investidos aproximadamente 2,5 *10^6 de reais provenientes do: MAPA, CNPq, AIEA, FAPESP, NIST e iniciativa privada ).Testes de Proficiência (NIT Qualidade e Metrologia na Agropecuária (CNPq e iniciativa privada), Rastreabilidade Química de Carne no BR, Segurança Alimentar e do Alimento, Resgate de PANCs (UNASUL, CNPq e iniciativa privada, Conservação de Alimentos (química e com radiação, mineração (minerais portadores de futuro, para alta tecnologia, ambiente BRICS -CNPq, Mariana,
Orientando com muito sucesso Pratica Profissionalizante (2 concluídas e 4 em andamento), que melhoram sensivelmente a empregabilidade, competitividade (pensando em não contratação prestação de serviço para realizar PG, sponsor) também aumentando networking e habilidades de mercado). Infalível não mas aumenta chances especialmente na crise, sofisticar a sofisticação, Hermann Hesse (Premio Nobel de Literatura). Dos 6, 4 conseguiram emprego em função da PG e 2 já estavam empregados antes de começar.
- D4 - Analista de sistemas sênior CIAGRI, chefe do Setor de Apoio à Pesquisa, analisando dados, USP, UNICAMP, Shell, INB, Nestlé, Cargill, etc. Também produzindo software estatístico. Durante 6 anos.
- D5 - Prof. Universidad Federal de Buenos Aires 5 anos, na capital federal, área de estatística e zootecnia.
- D6 - Especialização MBA Gestão da Qualidade.
- D7 - Doutorado no CENA em Estatística para Gestão.
- D8 - Mestrado em Estatística Aplicada na ESALQ
- D9 - Graduação em Medicina Veterinária com orientação em Estatística e Zootecnia.
- D3 - Prof. LCE 25 anos ( Gestão, Certificação, Inteligência (BI, antesipativa, competitiva, colaborativa, coletiva, etc.), Computação, Estatística para Gestão e Pesquisa - mais Estatística Robusta (Responsável no LAE/ESALQ), pesquisa na área de produção, análise e industrialização de alimentos, elaborando Material de Referencia Certificado, área de Metrologia, para vários alimentos: arroz, feijão, carne , tomate, soja, etc. Foram investidos aproximadamente 2,5 *10^6 de reais provenientes do: MAPA, CNPq, AIEA, FAPESP, NIST e iniciativa privada ).Testes de Proficiência (NIT Qualidade e Metrologia na Agropecuária (CNPq e iniciativa privada), Rastreabilidade Química de Carne no BR, Segurança Alimentar e do Alimento, Resgate de PANCs (UNASUL, CNPq e iniciativa privada, Conservação de Alimentos (química e com radiação, mineração (minerais portadores de futuro, para alta tecnologia, ambiente BRICS -CNPq, Mariana,
Orientando com muito sucesso Pratica Profissionalizante (2 concluídas e 4 em andamento), que melhoram sensivelmente a empregabilidade, competitividade (pensando em não contratação prestação de serviço para realizar PG, sponsor) também aumentando networking e habilidades de mercado). Infalível não mas aumenta chances especialmente na crise, sofisticar a sofisticação, Hermann Hesse (Premio Nobel de Literatura). Dos 6, 4 conseguiram emprego em função da PG e 2 já estavam empregados antes de começar.
- D4 - Analista de sistemas sênior CIAGRI, chefe do Setor de Apoio à Pesquisa, analisando dados, USP, UNICAMP, Shell, INB, Nestlé, Cargill, etc. Também produzindo software estatístico. Durante 6 anos.
- D5 - Prof. Universidad Federal de Buenos Aires 5 anos, na capital federal, área de estatística e zootecnia.
- D6 - Especialização MBA Gestão da Qualidade.
- D7 - Doutorado no CENA em Estatística para Gestão.
- D8 - Mestrado em Estatística Aplicada na ESALQ
- D9 - Graduação em Medicina Veterinária com orientação em Estatística e Zootecnia.
- D10 – Trabalhou dos 9 a 17 anos com galinhas de postura, frangos de corte e
ovelhas, negócios familiares. Na Patagônia Argentina.
Exercício 1
Criar um exemplo
para medir relação causa – efeito, análogo ao apresentado em sala de aulas,
utilizando Excel. Tem que ser elaborado um exemplo para cada aluno.
Dead Line: 22/3/2017.
Colocar no assunto do email:
- Seu nome completo e o numero do exercicio que está sendo enviado
Anexo para Próxima Aula (Aula II)
- E - Estamos realizando pesquisas amostrais por internet, muito utilizadas em TCCs do Curso de Ciência dos Alimentos
- E1 - Criando sites no domínio USP
- E2 - Utilizando programas prontos como Google e outros.
- F - Objetivos da Disciplina
Fornecer subsídios para os alunos acompanharem disciplinas de
graduação que demandam conhecimento em sistemas de informação e para colaborar
significativamente na empregabilidade e competitividade dos egressos.
- G - Método de Trabalho da
Disciplina
- G1 - Apresentação básica de cada assunto
- G2 - Pesquisa em Internet, toda aula terá um exercício, técnica da Finlândia, Japão e Coréia do Sul (aprendizagem Pierluigi Piazzi)
- G3 - Apresentação de Exercícios solicitados em aulas anteriores (Apresentação e alguns relatórios: projeto, sumario executivo, memorando, etc.)
- G4 -Solicitaremos a elaboração e apresenta. de um seminário em equipes de 2 a 5 pessoas, vou colocar uma lista de assuntos (mais de 100), vocês podem escolher outros relacionados com o objetivo da disciplina
- G5 - Nota: Para quem entregar os exercícios no prazo, apresenta seminário e tem freqüência >= 70% nota entre 7 e 10
Composição da Nota:
Podemos abolir a prova se vocês toparem.
Nota = ( 4*Exercícios + 2,5 * Seminário + 3,5 * Participação na Aula ) / 10
ou se não tiver participação na aula
Nota = ( 7 * Exercícios + 3 * Seminário ) / 10
Se não gostarem da nota podem fazer uma prova optativa encima dos exercícios, apos saberem a nota final (presencial por videoconferência, o pior é perder um ponto encima da nota final, o mais provável é que subam ou fiquem com a mesma nota.
- H - Resultados Esperados (Minimo)
- H1 – Conhecimento básico de Planilha Eletrônica (Excel).
- H2 – Conhecimento de Bancos de Dados e Funções Lógicas.
- H3 – Elaboração de Gráficos.
- H4 – Conhecimento de Data Crunching (Pivot
tables, filtros, gráficos dinâmicos, etc. ) e Mining (utilização de técnicas da
inteligência de negócios, utilizando margem de erro e margem de confiança).
- H5 – Relação Sistemas de Informação e Sist. De Gestão.
- H6 – Estrutura de Informação e Sist. De Gestão.
- H7 – Elaboração de Blogs.
- H8 – Elaboração de Mapas Mentais.
- H9 – Técnicas de pesquisa em Internet, elaboração
de slides, relatórios, sumários executivos.
- H10 – Técnicas de oratória, didática, apresentações multimidia e marketing
pessoal.
- I - Programa da Disciplina
1) Uso avançado de planilhas eletrônicas; 2)
Elaboração de palestras, seminários e videoconferências utilizando hipermídias;
3) Noções de redes locais e remotas de computadores; 4) Internet, pesquisa
avançada, downloads, web spaces e computação ubíqua ; 5) Acesso a informações e
serviços on line bancos de dados, planilhas e documentos elaborados/consultados
simultaneamente desde vários pontos de acesso livre; 6) Conceitos básicos, ferramentas
de apoio e gerenciamento de banco de dados (SIG, GPS, etc); 7) Sistemas
informatizados de inteligência empresarial e rastreabilidade (DSS, ERP, MRP,
CRM, Benchmarking, QFD, etc.); 8) Sistemas de Informação para certificação
internacional da qualidade 9) Programas que rodam gratuitamente na “nuvem” de
processamento. 10) Ferramentas para elaborar mapas de processos, para posterior
informatização. Ferramentas para análise e projeto de sistema. 11) Aprendizado
eletrônico (E-Learning). 12) Sistema operacional Android, desenvolvimento de
aplicativos para controle de produção. 13) Elaboração de sites e blogs.
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